domingo, 13 de setembro de 2009

FUNK, Cultura da Exclusão

Foi aprovado nesta semana, pela assembléia Legislativa do estado do Rio de janeiro, o projeto de lei que busca transformar o funk em movimento cultural e musical de caráter popular.

“O funk precisa deixar de ser visto como caso de polícia e essa lei confusa e contraditória que inviabiliza a realização dos bailes nas favelas precisa ser revogada. O funk tem a capacidade de se tornar um condutor da paz na cidade, e essa chance não pode ser desperdiçada” Declara o autor do projeto, o deputado Chico Alencar.


Na minha opinião acho o projeto de extrema importância, pois como o Samba e a Capoeira em outros tempos, também foram foi marginalizados, hoje o movimento Funk sofre por isso. Por um outro lado ele movimenta uma grande indústria de entertenimento gerando receita e empregos a milhares de jovens.
Só que acho que cabe também aos idealizadores do projeto, fiscalizar o conteúdo das letras, que muitas vezes são explicitas, insinuando o sexo vulgar, armas e drogas. É certo de que quem vive naquele meio, vai cantar o que lhes rodeia, e o Funk proibidão sempre vai existir, mas acho que cada vez mais estamos caminhado para a popularização de um estilo que quebra barreiras e é visto lá fora como um meio musical de altíssima qualidade, sampleado por inúmeros artistas do mundo inteiro
Salve o Funk Carioca.

Nenhum comentário: