quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Mundo Esperava Mais...

O encontro de líderes mundiais em Copenhague, para discutir os meios climáticos de nosso planeta e o "superaquecimento global" que nos atormenta, literalmente não serviu para nada.
O grande evento encerrou sem nenhuma definição ou acordo em comum para reduzir as emissões de gases e o descongelamento das grandes massas de gelo polar do outro lado do nosso planeta.
A dez anos atrás já se tinha firmado um protocolo lá em Kyoto, mas a ganância pelo poder das grandes nações e o consumismo desenfreado das suas populações, fez tudo ir por água abaixo, literalmente!
Mudanças climáticas repentinas, chuvas fortes e terremotos já são consequência disso.
Em um momento em que se está na moda ser amigo do meio ambiente, acho que devemos começar isso realmente de fato, não só no discurso, mas na prática.

Nós, com certeza não sofreremos tanto quanto as nossas gerações futuras caso isso ocorra, mas teremos feito parte de uma mudança geral de hábitos de consumo, que refletirá lá no século seguinte.
Num certo ponto, sou otimista e acredito que as novas gerações estão bem mais preocupadas com a mãe natureza do que nossos avós. A degradação ambiental ocorreu porque o ser humano não respeitou seus limites, mas com certeza servirá de lição para respeitar mais a natureza e tornar-se parceiro das matas e oceanos, como faziam os verdadeiros donos dessa terra.
Por isso, se os governantes não entram em acordo, faremos nós, a nossa parte! Fazendo a diferença induvidualmente nesse planeta, com pequenas ações.
A gente não pode sozinho salvar o mundo, mas podemos começar isso separando o lixo em casa, andando menos de carro, reutilizando materias e sendo menos consumistas, e principalemente; tendo a conciência que se estragarmos nosso meio ambiente, estaremos estragando a nós mesmos, pois também somos parte de toda essa força de vida chamada: Planeta Terra.

Nenhum comentário: